Com o carnaval se aproximando, as prefeituras da Grande Vitória se organizam para receber milhares de foliões nos blocos de rua
O carnaval é uma das festas mais esperadas do ano, e as prefeituras da Grande Vitória estão se preparando para receber um grande número de foliões nos blocos de rua. Vitória e Vila Velha já divulgaram as regras que devem ser seguidas pelos organizadores, enquanto Cariacica, Guarapari e a Serra estão finalizando os detalhes de como a festa acontecerá em cada município.
Vitória: cultura, entretenimento e sustentabilidade
Em Vitória, os desfiles de blocos de rua estão autorizados a ocorrer entre os dias 20 de janeiro e 24 de março. O objetivo é promover cultura, entretenimento, economia criativa, música, valorização comunitária e sustentabilidade.
Para garantir a organização e o cumprimento das normas, uma comissão foi criada para cuidar do planejamento operacional dos desfiles. Até o momento, 10 blocos já solicitaram autorização para desfilar em Vitória.
De acordo com o decreto municipal, o responsável pelo desfile deve protocolar a solicitação com pelo menos 15 dias de antecedência, informando todos os dados necessários para a autorização. Além disso, o bloco deve cumprir várias obrigações, como a observância das normas municipais, controle da poluição sonora, respeito aos limites de local, horário, concentração e dispersão, entre outras.
Os desfiles devem percorrer itinerários autorizados pelo município, no período das 11 às 19 horas.
Vila Velha: restrições e autorização da Guarda Municipal
Em Vila Velha, os blocos de carnaval devem solicitar autorização através da Comissão Municipal de Eventos (Comune) até o dia 17 de janeiro. A Guarda Municipal de Vila Velha será responsável por aprovar o percurso de cada bloco para o período solicitado.
Além disso, será autorizada a realização de no máximo dois blocos por região por dia, levando em consideração o tamanho e trajeto de cada bloco. Algumas restrições também foram definidas, como a proibição da saída de blocos de carnaval após a Quarta-Feira de Cinzas e a restrição da realização de show pirotécnico com queima de fogos de artifício em área pública.
Apenas o uso de Trio Elétrico será permitido, desde que toda a documentação de regularidade do veículo seja apresentada e a inspeção seja feita pelo setor competente da Prefeitura Municipal de Vila Velha. Além disso, os blocos autorizados deverão ter segurança privada e os blocos das Regiões 1 e 2 não poderão realizar percurso até a avenida da praia.
Cariacica: segurança e organização
Em Cariacica, 11 blocos irão desfilar entre 26 de janeiro e 25 de fevereiro, nos horários das 9h às 11h30 e das 16h às 20 horas. Todos os blocos contarão com iluminação, segurança da Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de trânsito, além de banheiros químicos para atender o público.
Os organizadores deverão respeitar o percurso determinado, assim como os horários de concentração, dispersão e parada de som. A participação de público extra será avaliada pela equipe de segurança formada pela Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de trânsito.
Guarapari e Serra: organização em andamento
Em Guarapari, a Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura está elaborando o edital para cadastramento dos blocos. O número de blocos e todas as regras serão definidos após a conclusão do edital. Os desfiles ocorrerão no Centro e na Praia do Morro.
Já na Serra, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer está definindo os detalhes da festa, que serão divulgados em breve.
O carnaval na Grande Vitória promete ser animado, com regras estabelecidas para garantir a segurança e o bem-estar de todos os foliões. As prefeituras estão trabalhando para promover a cultura, o entretenimento e a valorização comunitária, tornando a festa um momento especial para os moradores e visitantes.
Redes sociais