ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

'Mamãe, me chama de filha só hoje': famílias de crianças trans falam sobre descoberta da identidade de gênero na infância

Transexualidade na infância: descoberta, desafios e acompanhamento

Este foi o pedido que Thamyres ouviu de sua filha Agatha, de 8 anos. Ela conta que, desde os 2 anos, a criança demonstrava desconforto com papéis masculinos, brinquedos e roupas. Ao longo do tempo, ela passou a verbalizar desconforto com o próprio "existir".

Em uma série de reportagens a partir desta quarta-feira (20), até sexta-feira (22), vamos falar sobre a descoberta da transexualidade ainda na infância; os desafios de adolescentes que estão em fase de transição; e por fim, sobre hormonização e cirurgias de redesignação de sexo.

A transexualidade é uma condição do indivíduo na qual a identidade de gênero diverge do gênero biológico.

A psiquiatra Elaine Bida explica que, quando a criança começa a entrar em contato com o mundo e com seus familiares, ela já começa a dar sinais da sua identidade de gênero.

Sonhos x dificuldades

A mãe do Milo, Shirley Peixoto, lembra que o filho, que nasceu em um corpo feminino, tinha apenas 2 anos quando já perguntava se podia ser um menino.

A médica Elaine Bida explica que, para que a criança passe pelo processo de transição, é importante que o pai e a mãe sejam bem assistidos ou bem orientados.

Hoje, o Distrito Federal não tem um local especializado no atendimento de crianças trans. Algumas famílias viajam para outras capitais em busca desse apoio. As que não têm condições precisam esperar os filhos entrarem na adolescência para terem o acompanhamento de especialistas.

'Escutei que era culpa minha'

A mãe do Benjamin, Rafaele dos Santos, conta que se sentiu confusa em diversos momentos quando seu filho, que nasceu em um corpo feminino, começou a dar sinais de sua transexualidade.

O momento de cortar o cabelo do filho curto, Rafaele conta, foi o mais importante para ela. "A gente sentou e falei: 'Vou cortar seu cabelo, nunca mais vai crescer'. E ele: 'Tudo bem, porque eu sou menino, não quero ter cabelo grande'".

Palavras-chave: transexualidade, infância, descoberta, desafios, acompanhamento

Leia mais notícias sobre a região no DF.

ADSENSE GOOGLE