Dados divulgados pelo Infosiga mostram aumento de vítimas fatais no trânsito no Vale do Paraíba
No último levantamento divulgado pelo Infosiga, órgão responsável por monitorar e analisar os dados de acidentes de trânsito no estado de São Paulo, foram registradas 27 mortes em acidentes de trânsito no Vale do Paraíba apenas no mês de outubro de 2023. Com isso, a região se aproxima da marca de 300 vítimas fatais no trânsito neste ano, somando um total de 286 óbitos contabilizados até agora.
Queda em relação ao ano anterior
Apesar do alto número de vítimas fatais, é importante ressaltar que a quantidade de mortes registrada nos dez primeiros meses de 2023 ainda é menor em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, durante o mesmo intervalo de tempo, foram contabilizados 297 óbitos no trânsito, ou seja, 11 mortes a mais do que o registrados neste ano, representando uma queda de 3,7% na quantidade de vítimas fatais.
Variações entre as cidades da região
A maior cidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, apresentou uma alta de 13,6% no número de mortes no trânsito neste ano em relação ao ano anterior. Entre janeiro e outubro de 2022, a cidade registrou 59 óbitos, enquanto neste ano já foram registradas 67 vítimas fatais. Por outro lado, Taubaté, a segunda maior cidade da região, registrou uma queda nas estatísticas, com 30 óbitos contabilizados neste ano contra 39 no ano passado.
Motociclistas: principais vítimas fatais do trânsito
Os motociclistas são apontados como as principais vítimas fatais do trânsito na região do Vale do Paraíba. No entanto, os dados do Infosiga indicam uma queda de 10,2% na quantidade de mortes de motociclistas em 2023 em comparação ao ano anterior. Enquanto de janeiro a outubro de 2022 foram registrados 128 óbitos, neste ano ocorreram 115 mortes envolvendo motociclistas.
Taubaté acompanhou essa tendência de queda, com 18 mortes de motociclistas registradas até outubro de 2022, contra 17 neste ano. São José dos Campos, por sua vez, não apresentou variação nesse quesito, com 24 mortes de motociclistas registradas tanto em 2022 quanto em 2023.
Acidente recente destaca a gravidade da situação
Um acidente ocorrido nesta quarta-feira (22) evidencia a gravidade da situação no trânsito da região. Um casal e uma criança perderam a vida em um acidente na Rodovia Presidente Dutra, no trecho entre Taubaté e Pindamonhangaba. O carro em que a família estava foi prensado entre duas carretas, resultando na morte do condutor, um homem de 31 anos, e de sua esposa e filha, cujas identidades não foram divulgadas.
A situação no Vale do Paraíba é alarmante e exige ações efetivas para a redução das mortes no trânsito. É fundamental que medidas de conscientização e fiscalização sejam adotadas com urgência, além de investimentos em infraestrutura viária e na formação de condutores mais responsáveis e preparados.
Com a proximidade do fim do ano, é importante lembrar também da importância da prudência e do respeito às leis de trânsito por parte de todos os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Somente com uma atitude coletiva e um esforço conjunto será possível reduzir a quantidade de vítimas fatais no trânsito e garantir a segurança de todos.
Redes sociais